quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Para ser grande, sê inteiro


Para ser grande, sê inteiro
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.


Ricardo Reis




Este poema escolheu-me porque se refere ao modo como eu penso que todos nós devemos encarar todas as coisas que nos vão surgindo ao longo da vida.
Como nos diz Ricardo Reis neste poema, “põe tudo o que és no mínimo que fazes”, quer isto dizer que devemos dar sempre o nosso melhor em tudo aquilo que fazemos, porque assim ficaremos satisfeitos com nós próprios e de consciência tranquila, pois temos a certeza de que fizemos tudo o que podíamos.
Também nos diz que não devemos excluir nada do que somos, que devemos ser “todo em cada coisa”, pois só assim poderemos ser grandes pessoas.
Se dermos sempre o nosso melhor, não excluindo nada do que somos, as outras pessoas reconhecerão o nosso verdadeiro valor e aí, brilharemos como a lua.



André Loureiro

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Reiteras bastante o poema, quando o exploras, mas fizeste uma belíssima escolha, André.

Marina Vidigal disse...

Caro André, quero dizer que achei fantástica sua opção por destacar este poema. Sou jornalista, acabo de escrever um livro que conta a história de 20 importantes empreendedores brasileiros e o nome que escolhi para o livro foi justamente PARA SER GRANDE. Escolhi o nome inspirado no poema de Pessoa, pois acho que "sê todo em cada coisa" é realmente uma das marcas mais especiais das Grandes histórias. Abraços, Marina Vidigal