sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Cinema na Escola!!!


Eis uma belíssima iniciativa dos Núcleos de Estágio de Inglês-Alemão, de Matemática e de Educação Física da nossa escola, em colaboração com o Cine Club de Barcelos - Zoom!... chama-se QUARTAS ÀS CORES e começa a rodar já na próxima quarta-feira com o polémico filme, do genial realizador Stanley Kubrick, "A Laranja Mecânica".
Não, não é a selecção holandesa :P, é um filme de 1971 que causou grande polémica na altura, por ter sido considerado "muito violento".
De facto, este não é um filme fácil, nada aconselhável a mentes mais sensíveis, não pela violência da imagem (ou, não só...), mas pela violência da mensagem: Kubrick retrata uma hipotética sociedade futurista (do longínquo século XXI!!!!)onde se pretendia erradicar o mal do ser-humano. Fantástico, não é?... o problema é que, para isso, utiliza mecanismos técnicos e psicológicos para extirpar o Mal e incutir o Bem num indivíduo, no caso, um assassino. O “novo” indivíduo resultante dessa "experiência" será como uma laranja mecânica: something wich was capable of taste, colour, richness and sweetness like an orange (a person) could be turned into a robot or na automaton that obeyed purely mechanical or reflex driven laws.

Quanto ao resto... vejam, se se atreverem. ;-) (mas... atenção, o filme não é mesmo adequado se forem sensíveis.)
Querem saber mais?


Para análise aprofundada do filme:

3 comentários:

Anónimo disse...

é... uma amiga minha já me falou mal do filme... estou ancioso...

e...

MORREU MARIO CESARINY...
é pena...

Fátima Inácio Gomes disse...

O filme é terrível, de facto! lol
Mas porque a realidade, nas suas manifestações violentas, é terrível... assim como a a manipulação do ser humano o é!

Bruno #11 disse...

não é por nada... mas... foi uma fraude... não ouve nada na escola...