quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Manifesto Anti-Egoismo

 



 

As palavras que nesta mensagem dirijo, são escritas para apelar à consciência de todos. Pensem! Reflitam sobre as vossas atitudes enquanto humanos!

Desde os inícios da humanidade que lutamos para sobreviver. Não éramos civilizados, nem evoluídos, não dominávamos quase nada comparando ao que, atualmente, pensamos que controlamos.  Mas fomos evoluindo.

Mas acham que esta evolução tem sido positiva para a civilização humana?

Não! Não se deixem eludir!

Continuamos a lutar para sobreviver e numa sociedade dita mais informada e com melhores condições somos, estupidamente, cada vez mais egoístas, numa competição levada ao limite.

Ganhamos em melhores condições (em alguns países), mas perdemos em termos de afetos e emoções.

Uma geração/mundo que se deixa dominar por pessoas que só se preocupam em mostrar que são os melhores, os mais poderosos, sem se preocuparem com o outro, com a vida e as condições de vida do outro é uma geração egoísta, negativa, obscura.

Basta!

É preciso atuar!

É preciso mudar os nossos comportamentos!

Abaixo este pensamento egoísta!

Abaixo esta falta de sensibilidade e preocupação com o outro! Se evoluímos a nível de qualidade de vida, não pioremos em termos de humanidade.

É preciso olhar para o outro. É preciso um espírito de entreajuda, seja no trabalho, no lazer, na vida.

Não nos podemos esquecer que nós somos pessoas e que também estamos a lidar com pessoas. Não façamos aos outros o que não gostamos que nos façam a nós.

É preciso pensar nos outros e nas gerações que se seguem e tornar o mundo mais solidário e humano.

Há uma frase que li num livro escrito por Dale Carnegi, deixo-vos aqui para refletirem com base em tudo o que disse sobre o comportamento humano em relação ao egoísmo.

“Passarei por este caminho apenas uma vez; por isso, todas as coisas positivas que possa fazer, todos os atos de bondade que possa demonstrar, devo fazê-los agora. Não os devo adiar, ou negligenciar, porque não voltarei a passar por este caminho.” 

 

                                                                                                              

                                                                                                                 João Simões, 12ºC

 

Sem comentários: