domingo, 29 de abril de 2012

"A mim o que me rodeia é o que me preocupa." Egoísmo




EGOÍSMO


     Os humanos distinguem-se dos restantes animais por serem considerados como seres racionais. Com o "ser racional" está pressuposto que a pessoa pensa. Ao pensar, ela faz escolhas. Ao fazer escolhas ela concretiza um dos mais belos valores que possui que é a responsabilidade de participar voluntariamente na construção do futuro. Ser racional é um privilégio que permite fazer a vida melhor ou pior. Uma responsabilidade enorme, sem dúvida, mas que só esse ser, também racional, poderá assumir.
     Isso faz-nos pensar que toda expressão do "ser racional" deve servir para fazer o ser humano mais feliz e melhor. Mas temos percebido que nem sempre é assim que acontece. Diariamente, deparamo-nos com um conceito que tem vindo a agravar-se com o passar dos anos e que, se não for travado, poderá acabar com o que resta da humanidade. Estou a falar do egoísmo, o egoísmo humano. É um facto que a humanidade é egoísta. Mas sempre tive a opinião que um certo grau de egoísmo é necessário para uma vida emocionalmente saudável. Não podemos estar permanentemente preocupados com a felicidade alheia e esquecermo-nos da nossa própria felicidade. Mas nós, humanos, somos MUITO mais egoístas do que o saudável. 
     O reflexo desse egoísmo exagerado está presente na sociedade pela falta de atenção ao próximo. Uma nação governada por falsos moralistas que dizem representar o povo, mas que, na verdade, pensam apenas em si próprios. A simples atitude de desviar o dinheiro da construção de um hospital é o genocídio dos desfavorecidos! A legalização do aborto em vários países até as 21 semanas de gestação demonstra que poucos são os que se importam em preservar a vida de uma criança inocente. Num lado do mundo, centenas de pessoas morrem por dia devido à fome extrema e, ao mesmo tempo, no outro lado, pessoas recebem milhares de euros por dia. E não poderia deixar de parte o cúmulo de todo o nosso egoísmo… o futebol. Um jogador de futebol conceituado, apenas por dar uns pontapés numa bola, consegue ganhar 400 vezes mais que um bombeiro, alguém que arrisca a sua própria vida para salvar pessoas que nem conhece. E tudo isso para quê? Apenas para o nosso divertimento e lazer. Não estou, de maneira nenhuma, a criticar a prática de desporto, apenas acho ridículo todo o capitalismo envolvido, enquanto há empregos mal pagos, desempregados e moradores de rua. Nosso modo de vida egoísta está a destruir-nos. Precisamos mudar e precisamos mudar o quanto antes. Temos, com urgência, que desenvolver a noção de que não necessitamos de tudo o que achamos que necessitamos. E não podemos contentar-nos apenas com discursos bonitos, ninguém salva uma vida com palavras, é fundamental haver atitudes! Imaginem o que poderia ser feito se as 10 pessoas mais ricas do planeta doassem 20% dos seus bens para a ONU, e se esse dinheiro fosse bem gasto… Enquanto pessoas morrem à fome, outras usam o seu dinheiro apenas para ganhar mais dinheiro. É realmente triste ver que chegamos a este ponto.
     Como podem ver, não é a Terra que está mal, mas sim as pessoas que habitam nela. Ajudar alguém não é obrigatório, mas é necessário. Se deixássemos de olhar tanto para o nosso próprio umbigo e nos preocupássemos mais com o próximo, o mundo não teria nem metade de todos os problemas que hoje possuí.

“De acordo com esses números, desde 2007 realizaram-se em Portugal mais de 80 mil interrupções, das quais perto de 13.500 foram repetições.” 
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/aumenta-numero-de-mulheres-que-recorrem-ao-hospital-para-abortar-repetidas-vezes

“O jornal The Mirror fala em 14 milhões de euros por época, qualquer coisa como 1,16 milhões por mês!”http://www.dnoticias.pt/actualidade/desporto/311802-mourinho-pede-116-milhoes-de-euros-por-mes-e-cristiano-ronaldo?page=2

“Em cada 3,5 segundos, morre um ser humano à fome”. 
“Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo”. 
“11 mil crianças morrem de fome a cada dia”. 
“Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual”. 
“1,3 biliões de pessoas no mundo não dispõem de água potável”. 
“40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anémicas e encontram-se abaixo do peso sustentável”. 
É impossível ficar indiferente a estes dados. São números assustadores e reais que assombram o Mundo, mas parecem esquecidos no nosso dia-a-dia. É assustador pensar que há pessoas que vivem com menos de um dólar por dia, mas é REAL. Estamos no século XXI e a miséria continua a viver entre nós…”
http://www.isa.utl.pt/daiat/INT-EngAlimentar/IEA/trabalho%205%20tema%20proposto/apresenta%E7%F5es%20e%20textos%20NOVO/turma%208/Microsoft%20Word%20-%208A%20Fome%20e%20Segurana%20Alimentar.pdf




Mayara, 11º A