segunda-feira, 30 de abril de 2012

"A mim, o que me rodeia é o que me preocupa" - Falta de objetivo




"Os chupa-chupas transformaram-se em cigarros, (…), os TPC's vão para o lixo, os telemóveis usam-se na sala de aula, a suspensão torna-se detenção... Sumo em Vodka, bicicletas em carros. O amor transformou-se em “curtes”, (…), meninos em tarados, beijos em sexo. Lembram-se quando ser grande significava brincar no recreio? Quando a proteção significava usar capacete? Quando o ombro do teu pai era o lugar mais alto do mundo e a tua mãe era a tua heroína? Os teus piores inimigos eram os teus irmãos. As questões raciais eram sobre quem correu mais rápido, a guerra era apenas um jogo de cartas, e a única droga que conhecias era xarope para a tosse. A maior dor que sentiste foi quando esfolaste os joelhos e ADEUS apenas significava ATÉ AMANHÃ. E não podíamos esperar para crescer. HOJE se soubesse que iria ser assim, não crescia!" 
(texto de autor desconhecido, com supressões) 

E… o sonho de uma criança passa por querer crescer... Torna-se adulta, mas depara-se então com imensos problemas… Problemas esses que a fazem sentir-se arrependida de ter sonhado o errado. Não atinge os céus que idealizara. Depara-se com a trovoada que lhe enchia os pesadelos!
E Eu também fui criança … cresci e deparo-me, neste preciso momento, com uma grande trovoada de problemas. Vou apresentar-vos apenas um raio dessa noite de trovoada, um raio que afeta bastante a nossa sociedade! Um raio que mostra uma boa razão para a degradação da sociedade mostrada pelo texto. Um problema que é pouco difícil [?pouco? ou um pouco?] de vos transmitir… Para mim é qualquer coisa como a falta de objetivos para o futuro.
Para mim, as pessoas não têm um objetivo definido na sua mente… não desejam ser X ou Y no seu futuro, não têm projetos para a sua vida! Tomam uma postura bastante passiva em relação a si próprias. Deixam as coisas andar e ver o que acontece.

Parecendo que não, isto leva-nos a um problema bastante marcante. Imaginem… Concluí o ensino superior e sou agora formado em medicina. Sou médico, apenas, porque ser médico dá muito dinheiro, a minha avó que está prestes a bater a bota, sempre o quis e, na altura em que entrei para a universidade, até tinha média e por isso lá fui! No entanto, sou bastante tímido, incapaz de falar para um desconhecido para lhe perguntar as horas…
Conseguem decerto identificar várias situações em que isto acontece, se não desta maneira, de alguma bastante parecida. Pensem que este médico, ao exercer a sua função em determinado hospital, quando estiver perante o seu paciente não conseguirá elaborar [desempenhar] o seu papel. Não conseguirá ter um diálogo com o paciente de modo a que este se sinta confortável, de maneira a que o paciente mostre a doença [sintomas?] que tem.
Concluímos, então, que o facto de o rapaz não ter a vocação para a sua profissão apenas contribui para uma coisa no nosso país...Um Pior serviço de saúde pública! Da mesma maneira, que este rapaz decidiu ter uma atitude bastante passiva em relação a si mesmo, milhares de pessoas o fazem e isso está a tornar-nos num país pior… um país com menos qualidade de serviços.

Vemos um país em situação de declínio e, por outro lado, a entidade responsável por revolucionar [solucionar?] esta situação, o nosso querido governo, não tem qualquer tipo de resolução.
Então, depois de vos mostrar o que me preocupa, vou apenas apresentar uma solução simples e objetiva: Eu e metade dos estudantes conhecemos uma resolução que traria bastante felicidade a muitos. Um REFORMA NA EDUCAÇÃO! Uma completa mudança neste sistema de ensino… Um sistema que favoreça aqueles que sentem que o seu “destino” é ajudar, e que não favoreça aqueles que passaram a sua vida e "engenhar" [engendrar?] estratégias para ter boas notas! A Inglaterra, mostra um bom exemplo a seguirmos! O simples facto de cada um dos candidatos a cada curso superior ter de realizar uma entrevista com o responsável da instituição para que possa ver o seu interesse em determinado curso!
Seria esta um solução simples, objetiva, que nos garantiria uns país melhor, mais qualificado, com profissionais mais competentes e com maior orgulho naquilo que fazem!

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/dc05/Inglaterra.pdf - Vejam aqui o sistema educativo Inglês. Atentem no diapositivo 6 onde mostra que é importante o perfil individual de cada um!



 Diogo Mota, 11ºA

Sem comentários: