quinta-feira, 6 de maio de 2010

Depois dos Jogos Olímpicos

 
 
"Depois dos Jogos Olímpicos, a luta pelos Direitos Humanos deve continuar"

Este foi o mote da Amnistia Internacional durante os Jogos Olímpicos em Pequim no ano de 2008.


Hoje em dia, a China é considerada uma potência em crescimento em termos económicos, mas a palavra “potência” deveria englobar tudo o que se passa no país e não só o PIB e outros termos que tais. As outras nações, ao quererem fazer negócio com a China, ou países na mesma situação, deveriam fazer um escrutínio rigoroso em relação à forma como estes estão a aplicar os Direitos do Homem, dos Animais ou a forma como respeitam os protocolos ambientais. Mas talvez a situação mais flagrante que aconteceu em relação a “negócios” com a China não aconteceu num sala de reuniões, mas sim num estádio de Pequim e no qual todo o Mundo assinou. A princípio fizeram-se manifestações, protestos e abaixo-assinados para que os Jogos não se fizessem lá, devido à forma como a China trata os vietnamitas e, até mesmo, os seus habitantes, mas à medida qua a cerimónia de abertura se ia aproximando, as vozes iam -se calando, como quando estamos num cinema e as pessoas cessam as suas conversas, por muito importante que sejam, para desfrutarem do espetáculo. Os Jogos Olímpicos começaram e acabaram e o Mundo voltou à sua rotina normal, esquecendo os milhões de pessoas e crianças que, todos os dias, são “silenciados” por um regime absolutista e autoritário onde não há espaço para críticas ou comentários; até se esqueceram da pobre criança que ia cantar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos e não o fez, por ser “gorda”!


Vivemos numa sociedade por demais egoísta e egocêntrica, onde um espectáculo de cores e música faz calar a mais importante das lutas… É triste saber que todos os grandes líderes, bons e humanitários, já não caminham entre nós, e os que caminham são alvo de perseguições e dos mais cruéis castigos, abandonados pelos chamados “companheiros de luta”. Está na hora de não os abandonarmos, juntarmo-nos a eles e fazermos ouvir as nossas vozes, pois “o povo unido jamais será vencido”!!!



Ana Monteiro, 12ºC

2 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

A Ana, como sempre, é a primeira a arrancar na prova! :)

Escolheste uma imagem muito forte, com uma mensagem mais forte ainda.
Esta é, só por si, uma imagem que fala. Lamentavelmente, a sua mensagem precisa ainda de ser repetida vezes sem conta... e fizeste a tua parte, nesse sentido.

Tive que fazer algumas correcções ortográficas :p mas o teu texto tem qualidade e um profundo sentido crítico, não só pelo tema que escolheste, mas, principalmente, pelo modo como o trataste.

Parabéns :)

Anónimo disse...

a criança não cantou por ser gorda, mas sim porque dias antes lhe tinha caído um dente! estupidez, não a terem deixado cantar, trata se de uma criança e isto faz parte do crescimento! ai os chineses! -.-'