domingo, 14 de janeiro de 2007

Pequenos Gestos Para a Vida


E sai mais um texto argumentativo!... agora é o da turma 10ºB! :D

Vamos morrer! O caro leitor pode pensar que não estou a fazer uma grande revelação, podendo estar a considerar que o meu lugar seria sentado numa cadeira no manicómio. Não, não é nada disso. Que vamos morrer, é certo. O que seria evitável era anteciparmos a chegada da hora fatídica. É isso que, certamente, irá acontecer se continuarmos a destruir o planeta em que habitamos. E a passos largos…
Ora vejamos: consumimos petróleo desenfreadamente; produzimos toneladas de lixo, não reciclamos. Porquê? Porque gostamos de mostrar o nosso carro e não nos misturarmos com o povão do autocarro. Porque somos consumistas e deliramos com tudo que é supérfluo. Porque dá muito trabalho estar a separar o lixo… afinal, não trabalhamos para a Câmara na recolha do lixo. Já parou para pensar que o problema da poluição não é só um problema dos outros? Que começa também em si? Assim, há pequenos gestos que podem fazer a diferença. Pode sempre comprar um belo de um caixote do lixo com divisórias, para reciclar em casa e mostrar aos amigos. Olhar para o rótulo do insecticida ou da laca para confirmar que é uma embalagem amiga do ambiente. Pode deixar mais vezes o seu carro na garagem, poupando o ambiente e a sua carteira. Pode, ainda… fazer muitos outros gestos. Basta querer!
Vamos com certeza morrer. Mas não há necessidade de sermos nós a cavarmos a nossa própria sepultura. A Terra é um planeta único, que ao longo dos tempos muito tem dado ao Homem. Cabe-nos, agora, retribuir.

4 comentários:

Li disse...

nada a dizer...aliás...lindo! :D


Lili 10ºG

Li disse...

PORQUE É QUE SOU A ÚNICA A COMENTAR ESTE BLOG? :\

melania disse...

lool!!
vou ser solidaria e comentar tb...
estou plenamente de acordo com o texto, pois temos k komeçar por algum lado e neste caso komeçamos neste blog pode ser k as pessoas exteriores a escola acordem para este problema...

Paulinha disse...

Temos concorrencia!!!
lol

bastante bom o textinho do 10ºB...

Concordo plenamente com tudo!!

Toca a tratar melhor este nosso planeta!!!

;]



Paulinhah 10ºG