quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os Exames Nacionais e o Ministro Ninja






Bem, de certeza que neste nosso adorável país, os nossos ministros sobretudo, o da educação, tiveram a honra de fazer os exames (fáceis, que dizer. Sim, porque os alunos obtêm excelentes notas...) para concluir o secundário. Exames esses que, até Junho, eram só com a matéria do secundário mas, uns dias atrás, estava eu a ver as noticias e deparo-me a ler “A matéria que constará nos exames nacionais a realizar a partir do ano letivo de 2012/2013 e a partir daí será trienal”.

Passou-me logo pela cabeça organizar manifestações atrás de manifestações, mas acalmei-me. Se o nosso excelente doutor ministro da educação fez isto, é porque acha que está a fazer um excelente trabalho. Claro que estou de acordo que os alunos devem fazer os exames com a matéria dos 3 anos, ou ainda mais difícil, porque é que não mudam esse exame para o fim do 13º ano? Seria uma ótima ideia. E se pensarem bem, o 13º ano seria um ótimo ano para fazer duas disciplinas, porque os pais dos alunos, como todos sabem, estão num país que está a passar por um momento extraordinário. Dinheiro é o que não falta e, desta forma enchem, mais os cofres à custa dos que cá andam.
  
Mas, ironia do destino, descobri que o nosso ministro da educação é um ninja (e só anda com aqueles fatos todos bonitos para disfarçar!). No dia em que me dediquei imenso a escrever este texto, enquanto navegava no facebook, leio que, afinal, essa medida tão educativa só entra em vigor para os alunos que entraram este ano para o 10º ano. Senhor ministro, se precisar de si para mais alguma missão, terá a honra de receber uma chamada minha. É tudo, por agora.  



Rita Gonçalves, 11ºF

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Tomei a liberdade de colocar o título, mantendo o tom :)
Espero que gostes.

Pois... com as notícias da atualidade, mais ainda com as do MEC, é tudo uma questão de "timing"... e corremos o riscos de não chegar a tempo da última notícia :D

Atenção ao colorido... para a próxima, espero ficar mais a preto e branco ;-)