sábado, 3 de novembro de 2012

O teu futuro...






Permitam-me que vos "roube" apenas uns minutos da vossa atenção! Devo informar que só tomarei apenas 2 minutos e 28 segundos. Esta minha obsessão pelo tempo cronometrado tem como seguidor [inspirador?] o nosso bem conhecido ministro das finanças, Vítor Gaspar. Sim! Eu tenho a certeza que todos se lembrarão dele nas próximas gerações. Da forma como ele está a “sugar” as nossas famílias, nem o conde Drácula, na sua floresta longínqua da Lapónia [Roménia], faria melhor!
Tenho a certeza que muitos de nós se vão lembrar dele com todo o carinho, quando tiverem que emigrar para o Uzbequistão ou outro país qualquer acabado em “ão”, para irem à pesca do esturjão e apanhar temperaturas de 30º ou 40º negativos! Ou a trabalhar numa esplanada de um café qualquer em Pequim. Sim, porque podem estar certos que o fluxo emigratório se vai inverter: até agora vinham chineses e angolanos para a nossa urbe (entre outros). Daqui para a frente somos nós portugueses a emigrar para Hong-Kong, China, Taiwan e outras paragens exóticas…
Aproveitem para se habituarem a comer arroz com arroz, já não sentirão num choque, ou outras iguarias orientais: cãozinho no espeto; lavas do bicho-da-seda embrenhados em molho bechamel; uns saborosos gafanhotos fritos em azeite e alho.
Seremos, certamente, a nova versão dos cruzados que em tempos envergonharam a nossa nação, mas a diferença é que eles tentaram impor a nossa religião, valores e cultura aos povos que eles invadiam. Nós vamos com uma filosofia inversa: vamos ter que assimilar os valores e hábitos dos países que nos vão acolher…
Já estou a ver um de nós a trabalhar de dia numa mina de carvão, lá para os lados do Tibete e, à noite, a rezar naqueles mosteiros, com a cabeça rapada, a usar aquelas roupas extravagantes e a alimentar-se de raízes e arroz (ora aqui está o arroz!) e de tanto rezar vamos ficar convencidos que um dia vamos levitar e passar para outra dimensão. Eu sei que nós, às vezes, em certas festas, de tanto beber já passamos para outras dimensões, mas é diferente! Será uma dimensão religiosa.


Telma Araújo, 11º F

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Gostei da abordagem, da introdução, que está tão boa!
Por outro lado, a conclusão não existe. Acabas no corpo da argumentação...

E atenção à acentuação... livra-te de, na próxima vez, teres o texto tão "colorido" :D